jsonp({titulo:"Clique e veja 7 'antídotos' para empresas novatas",abas:[{titulo:"1",conteudo:"
No início do empreendimento há toda sorte de dúvidas e obstáculos. Uma maneira de ampliar a sua capacidade (e do time empreendedor) de examinar os problemas é ter alguém experiente em quem tenham confiança e com quem possam jogar abertamente. Mas esse é o tipo de recurso que não vai surgir de uma hora para outra.
Se, desde a concepção do seu negócio, você já pedir ajuda, vai ser mais fácil contar com a possibilidade de ter encontrado alguém disposto a cooperar. E, por incrível que pareça, há muitos empreendedores, empreendedoras, investidores e especialistas dispostos a ajudar aqueles que se iniciam nas lides empreendedoras.
Não é verdade que se obtêm bons conselhos apenas pagando. Esses mentores serão fundamentais como forma de evitar sérios problemas de percepção da situação e impedir a cegueira para sinais de dificuldades que devem ser enfrentadas e equacionadas, em qualquer das etapas do ciclo de vida da empresa. E também dão acesso a outras redes de contato!
"},{titulo:"2",conteudo:"Pesquisas ainda apontam uma série de erros que podem ser evitados pelos novatos e que aumentarão as probabilidades de atravessar as etapas iniciais do negócio. Primeiramente, examine o grau de inovação do produto ou dos serviços que pretendem oferecer.
Se houver pouca agregação de inovação, consequentemente há menos chance de se diferenciar perante a concorrência, remetendo a menor possibilidade de se sustentar e de crescer. Lembre que o rastreamento de conhecimento, de tecnologia e a busca de inovação serão permanentes. O radar do empreendedor e de sua equipe deve estar sempre antenado com o que há de mais moderno que possa ser agregado para se manter à frente na competição.
"},{titulo:"3",conteudo:"A estratégia de vendas é sua grande prioridade. Seu negócio somente prosperará na medida em que resolver problemas e sofrimentos dos seus clientes. Dependendo do setor e ramo nos quais se posicione, sua concorrência poderá ser menor. Investigue, faça networking. Tenha um foco claro.
Um bom cliente que acredite na capacidade de seu empreendimento pode ser a alavanca necessária para se lançar. Como você ainda não tem credibilidade, o aval de um cliente renomado satisfeito pode render abertura de outras portas. Um bom relacionamento e uma parceria com esse cliente representarão seu passaporte para outros.
Monitore a ampliação de sua rede de contatos, o valor das vendas e da receita.
"},{titulo:"4",conteudo:"A sua equipe os colaboradores que atrair é por demais valiosa ao seu negócio. Ela precisa vibrar na mesma frequência que você(s) empreendedor (es). Lute contra o erro da centralização excessiva e traga esses colaboradores para a realidade do negócio, fazendo com que se sintam importantes para a sua sobrevivência e resultados.
Como vocês possuem poucos recursos para atrai-los e mantê-los com salários e benefícios, os desafios, possibilidades de participação (o que inclui a acionária) e de crescimento podem ser a forma de compor um núcleo estável e com o qual possa contar.
Invista em capacitação de sua equipe. Isso demanda estímulo, atenção e um pouco do seu tempo. Hoje há muitos recursos para isso, online e a custo zero. Portanto, não use desculpas.
"},{titulo:"5",conteudo:"Construa bons relacionamentos com seus fornecedores, quaisquer que sejam eles. Podem ser aliados fundamentais na evolução de sua empresa. Por vezes, uma forma mais barata de financiamento pode ser obtida através de um fornecedor que antecipe a matéria-prima, peças ou outros recursos de que você necessita.
Conquistar uma aliança estratégica com um bom fornecedor pode ser a base sólida que você precisa na conquista do mercado.
"},{titulo:"6",conteudo:"Deficiências de gestão – tanto administrativa quanto financeira – são pecados comuns entre os empreendedores iniciantes. Mantenha-se alerta e contra a tentação de misturar a pessoa física com a jurídica. Coloque, desde o início, uma clara separação entre essas duas esferas.
Abaixe as suas expectativas quanto à sua remuneração. Ambição de ganhar muito dinheiro, pelo menos no primeiro ano (por vezes, até mais), pode ser uma ilusão. Normalmente, o empreendedor tem que trabalhar muito e ganhar pouco nas etapas iniciais do negócio. O pagamento de outros recursos e despesas tem a prioridade.
Há que se administrar a ansiedade quanto à maturação do empreendimento. Geralmente demora mais do que o previsto. Disciplina financeira associada a registros vai ajudar a fazer a diferença. Os controles adequados servem de base para decisões melhores.
Assim, poderá saber exatamente quanto custam os produtos e serviços oferecidos, o que está gerando receita e o que está drenando os recursos. Ter visão do fluxo de caixa é o jeito de saber como se apresenta o seu fluxo sanguíneo!
"},{titulo:"7",conteudo:"Definição de papéis e de processos são capacidades importantes a ser desenvolvidas. Fazem parte da aprendizagem organizacional. Quanto mais cedo forem iniciadas e aperfeiçoadas, melhor.
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