jsonp({titulo:"Clique para ler os seis passos para empreender",abas:[{titulo:"1",conteudo:"
Na hora de escolher qual será o tipo de negócio que você estará à frente, opte por algo com o qual você tenha afinidade ou um certo conhecimento de mercado. Independente do segmento ou serviço escolhido, é muito importante que você se sinta confortável no universo em que irá atuar.
Por isso, na hora de escolher o seu negócio, não olhe apenas o lucro que ele propicia. É mais difícil ser bem sucedido em um segmento com o qual você não tem a menor afinidade.
"},{titulo:"2",conteudo:"É importante ter em mente que, independentemente do modelo de negócio escolhido, ele vai implicar em alguns riscos. Não existe um modelo de negócio 100% seguro. Alto ou baixo, o risco sempre existirá. Procure conhecê-lo e entendê-lo muito bem, contrapondo-o com as vantagens do modelo que você elegeu.
"},{titulo:"3",conteudo:"Informação nunca é demais. Pesquise, converse, pergunte. Tente obter o máximo de informações, saber quais os desafios de se empreender no segmento escolhido. Quem já está há algum tempo à frente de um negócio pode te dar boas ideias, dicas e até contar coisas que você nem imaginava que pudessem acontecer durante a administração de um negócio.
"},{titulo:"4",conteudo:"O seu atual momento de vida permite que você se dedique, pelo menos nos próximos dois ou três anos, ao seu novo empreendimento? Esse é o tempo médio que um empreendimento leva para “amadurecer” e que você leva para ter domínio sobre o modelo de negócio escolhido.
Tenha em mente que, durante esse período, o empreendimento deverá ser o centro de suas atenções.
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Planeje os primeiros anos do seu negócio, considerando alguns detalhes importantes: expectativas reais de investimento e de retorno do capital investido, capital de giro necessário para o início da operação e prazo para utilização dessa quantia, perfil da equipe de trabalho, habilidades a serem aprimoradas ou incluídas na equipe através de contratações e estratégias para diferenciar-se da concorrência.
Mantenha-se sempre atualizado do que está acontecendo, não apenas no segmento de sua atuação, mas também em outros que podem impactar o seu negócio, e esteja pronto para revisar e ajustar essa estratégia periodicamente de acordo com os movimentos naturais do mercado.
Se você pensa em ter sócios, procure pessoas com perfis complementares ao seu. Se você tem um perfil administrativo, por exemplo, busque um sócio que tenha o perfil comercial. Se você é mais visionário ou estrategista, procure se associar a bons executores.
Esse equilíbrio é fundamental para o sucesso do seu negócio e essa dica pode ser aplicada também na hora de montar a sua equipe.
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