O site do jornal, começou o relatório interno, já estava com 10 anos. "Sua estratégia declarada era ser um varejista de informação indispensável", completo com "notícias, listagens, críticas, banco de dados" e mais.
"Esta visão não se concretizou", declarou o altamente esperado "Spring Street Project" do Los Angeles Times em dezembro de 2006.
"O Latimes.com é virtualmente invisível dentro da grande Los Angeles. Em certos aspectos, o site está perdendo tração mais rapidamente do que o jornal."
Por quê? "Pessoal inadequado, tecnologia decrépita", links mortos, atualizações pouco freqüentes, falta de interatividade com os leitores e mais, muito mais, concluiu o relatório. Quando o jornal eliminou a maioria das listagens diárias de ações em seu jornal impresso, por exemplo, os sites se recusaram a comprar software que permitiria aos usuários o acompanhamento de seus portfólios de ações online
A lista de razões para os problemas representavam um indiciamento do pior da burocracia: choque de culturas, falta de investimento, balcanização política, divisão corporativa, tecnologia ultrapassada.
O Spring Street Report foi o fruto de um esforço extraordinário do ex-editor do Times, Dean Baquet. Enquanto enfrentava a dona do jornal, a Tribune Company em Chicago, contra cortes que ele considerava inapropriados, Baquet lançou uma equipe de seus melhores repórteres para investigar o futuro do Times -na prática transformando sua redação em uma unidade de pesquisa e desenvolvimento. Se o jornalismo precisa mudar, indicou o esforço, os jornalistas devem estar envolvidos em sua reinvenção.
Para pessoas de fora, o relatório representava uma avaliação interna incomumente franca de uma grande operação de notícias enquanto lutava para fazer a transição para a era digital. Muitos outros sites de notícias, apontou o relatório na avaliação do campo de forma geral, estavam muito à frente do Times.
Qual é o estado do jornalismo digital? Que progressos os sites estão fazendo na exploração do potencial da Internet de ir além do que qualquer meio tradicional pode oferecer? Que capacidades de Internet os sites estão desenvolvendo e quais não?
Nos últimos anos, nosso relatório sobre o State of the News Media ofereceu vislumbres ao examinar um punhado de sites de diferentes setores da mídia a cada ano, geralmente notando o design das páginas e o tratamento dado às histórias principais.
Para ir mais fundo, neste ano o Projeto realizou um exame detalhado da estrutura e características de mais de três dúzias de sites na Internet de uma variedade de fontes de notícias -redes de TV, emissoras locais e por cabo, jornais, rádio, veículos apenas online e mídia do cidadão.
A meta era primeiro identificar que características os sites de notícias estavam desenvolvendo online e quais não.
A segunda era determinar se os sites poderiam ser classificados como grupos, em uma espécie de tipologia, ou se o campo ainda estava fluido ou embrionário demais.
Entre as conclusões:
Para tornar isto mais útil, nós criamos uma área interativa onde os usuários podem sondar nossas conclusões, olhar mais atentamente a classificação dos sites em certas categorias e comparar os sites entre categorias. Nós também discutimos as conclusões gerais e o oferecemos os perfis de cada site.
A Internet está evoluindo constantemente e os sites mudam com freqüência. Mesmo enquanto escrevemos este relatório, vários sites estudados passaram por algumas mudanças e muitos outros certamente passarão ao longo do próximo ano. Desta forma, este estudo não visa ser um retrato duradouro do que cada site tem a oferecer, mas sim uma ferramenta chave para um panorama das opções. A topografia é diversa. Nossa esperança é que esta ferramenta venha a ajudar os usuários a entenderem melhor a Internet e os distribuidores de notícias a melhor definirem o que desenvolveram até agora e onde poderão querer investir adiante.
Sobre o Estudo
O estudo examinou de perto 38 sites de notícias diferentes em setembro de 2006 e novamente em fevereiro de 2007. Os sites foram escolhidos a partir de uma mistura de sua mídia de origem (isto é, jornal, rádio, cabo) incluindo uma variedade de distribuidores apenas online
Nós examinamos cada site de acordo com mais de 60 características ou capacidades diferentes mensuráveis em seis áreas distintas:
Após concluirmos os estudos dos sites, nós então tabulamos as notas para cada site e os classificamos dentro de cada categoria. Para uma descrição plena da metodologia e os sites estudados veja, por favor, a seção de metodologia deste relatório.