Audiência

É de fundamental importância para a área de Conteúdo acompanhar e analisar em detalhes os números referentes à audiência do UOL e comparar com a audiência de sites e portais importantes, semelhantes e/ou concorrentes.

A monitoração dos números internos e evolução no tempo de canais, estações e páginas pode ser feita através de registro de cliques em chamadas, instalados em páginas selecionadas, como a home page do UOL, registros de acesso aos servidores do UOL - os computadores que disponibilizam o conteúdo - ou por meio de pesquisas de amostragem, como é o caso da pesquisa do Ibope/NetRatings.

Os registros de acesso dos servidores do UOL são processados e organizados para consulta e extração de relatórios na Intranet. É possível obter relatórios por site, canal, estação e rankings, em duas métricas: de páginas vistas (PVs) e visitantes que retornam (RVs). Para a contagem dos visitantes, é feito um registro automático na primeira visita para que depois se possa reconhecer o computador que retorna e com isso contabilizar a visita. Os dados da Intranet se referem ao total de internautas que de fato navegaram no portal independentemente do local de onde acessam a internet.

A amostragem do Ibope/NetRatings, segundo o instituto, é de 3 mil domicílios, espalhados proporcionalmente de acordo com a disseminação do uso de internet no Brasil, atingindo 5 mil internautas. Refere-se, portanto, à navegação domiciliar na internet.

O Ibope/NetRatings tem contabilidade de páginas vistas, visitantes únicos - diferente de visitantes que retornam - tempo de navegação, sessões de browser, tempo por pessoa, páginas por pessoa e usuários ativos. Mensalmente são publicados os dados do mercado brasileiro, o que possibilita avaliar o posicionamento e desempenho do UOL e concorrentes no total e em algumas categorias e subcategorias. A classificação do Ibope é diferente da classificação do UOL e duas ou mais estações do UOL podem figurar num mesmo canal de Ibope.

Até o momento, as métricas mais utilizadas pelo UOL para acompanhar a evolução da audiência têm sido visitantes e páginas vistas. Está em fase de teste, desde agosto de 2007, a monitoração da estação UOL Esporte pelo Google Analytics. O sistema se baseia na inserção de um código identificador nas páginas web e através dele se pode coletar informações sobre a visitação.

No mercado de internet já se discute a adoção do total de minutos de navegação como indicador importante do envolvimento do internauta com o site.