Favoritas ou favoritos?

Atualizada em 21 de junho, às 14h50

"A promoção 'Vitória da Suíça, 10% para você' prometia desconto nas compras caso a seleção do país derrotasse um das favoritas ao título, a Espanha."

O leitor que passou os olhos pelo fragmento acima certamente atribuiu a erro de digitação a expressão "um das favoritas". Até aí, realmente não se discute.

O que, entretanto, se discute é a correção: "uma das favoritas" ou "um dos favoritos"?

Muito bem. Os países que se enfrentam na Copa têm nomes de gêneros diferentes: a Espanha é nome feminino, como a Suíça, mas o Brasil e o Uruguai, por exemplo, são nomes masculinos. Diante disso, que fazer?

Como sabemos, o feminino é um gênero marcado. Usa-se o feminino quando há necessidade de marcar o gênero feminino. O masculino, por sua vez, serve para o masculino propriamente dito e para aquilo que é genérico ou neutro. Veja-se, por exemplo, o caso dos pronomes indefinidos (alguém, ninguém, quem etc.), cuja concordância se faz no gênero masculino ("Ninguém é corajoso nessa hora"). Igualmente as formas "isto" e "isso" pertencem ao gênero masculino, exatamente como "este" e "esse".

O fato é que, para dizer que a Espanha é uma das favoritas, todos os demais competidores deveriam ser... competidoras! A Espanha é, portanto, um dos favoritos ao título, como o Brasil.

No texto em questão, como há uma referência à seleção, também seria possível usar o feminino, desde que se empregasse o pronome demonstrativo "a". Assim: "uma das favoritas ao título, a da Espanha"

Veja, abaixo, duas sugestões de correção:

A promoção "Vitória da Suíça, 10% para você" prometia desconto nas compras caso a seleção do país derrotasse um dos favoritos ao título, a Espanha.

A promoção "Vitória da Suíça, 10% para você" prometia desconto nas compras caso a seleção do país derrotasse uma das favoritas ao título, a da Espanha.