Adjetivo anteposto a mais de um substantivo concorda com o mais próximo

"... uma prova de que há diferenças que resistem a quaisquer desejo e esforço de integração, inatas, no âmago do indivíduo, até explodirem um dia."

A questão de hoje envolve a concordância nominal, ou seja, o acordo de gênero e número entre substantivos e adjetivos. Cabe ao adjetivo concordar com o substantivo a que se refere. Daí dizermos "duzentos gramas", por exemplo, fazendo o numeral adjetivo concordar com o substantivo masculino "gramas".

Há casos, porém, em que um mesmo adjetivo é atribuído simultaneamente a mais de um substantivo. Como fazer, então, a concordância? Isso dependerá da posição ocupada pelo adjetivo.

Assim, se estiver posposto aos substantivos, o adjetivo poderá ir para o plural ou concordar apenas com o substantivo que lhe estiver mais próximo. Assim: "Vestia calça e camisa preta" ou "Vestia calça e camisa pretas" - sem distinção de sentido. Caso os substantivos sejam de gêneros diferentes, o adjetivo irá para o plural no gênero masculino. Assim: "Vestia calça e paletó preto" ou "Vestia calça e paletó pretos" - ambas as construções guardam o mesmo sentido.

Se, entretanto, estiver anteposto a dois ou mais substantivos, o adjetivo concordará necessariamente com o elemento mais próximo. Assim: "Ele escolheu má hora e lugar para o encontro" - tanto a hora como o lugar eram impróprios para o encontro. Não há possibilidade de flexionar o adjetivo nessa construção porque ele está anteposto aos substantivos aos quais se refere.

É esse o caso da construção destacada no fragmento em epígrafe, na qual o pronome indefinido de valor adjetivo "qualquer" foi flexionado para concordar com os dois substantivos. Dada a sua posição, deveria concordar com o elemento mais próximo ("desejo"), permanecendo no singular: "qualquer desejo e esforço".

Só se usa o plural para o adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos quando estes são nomes próprios de pessoas ou exprimem graus de parentesco. Assim: "Os geniais Chico e Caetano participaram do debate", "Conheci ontem as encantadoras prima e irmã de Charles".

Vale ainda observar que, caso tenha valor de predicativo (qualidade ou condição circunstancial), o adjetivo não concordará por atração, devendo-se, portanto, fazer a sua flexão. Assim: "Julgou inocentes o réu e a ré".

Abaixo, o texto corrigido:

... uma prova de que há diferenças que resistem a qualquer desejo e esforço de integração, inatas, no âmago do indivíduo, até explodirem um dia.