reprodução automática próximo vídeo em 5s

Machado diz que Temer "falou da dificuldade" em campanha de Chalita

Em vídeo gravado pela PGR (Procuradoria Geral da República) no acordo de delação premiada na Operação Lava Jato, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou que a reunião que manteve em 2012 com o atual presidente interino da República, Michel Temer (PMDB-SP), na época vice-presidente, ocorreu em “uma salinha” ao lado da sala de embarque de autoridades da Base Aérea de Brasília, onde o peemedebista falou de dificuldade na campanha do partido em São Paulo.

O encontro, segundo Machado, durou de 15 a 20 minutos. O vice-presidente afirmou, em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (16), que é “inverídica” a versão de que teria “solicitado recursos ilícitos” a Machado, mas nada falou sobre eventual encontro com o futuro delator na Base Aérea em 2012.

Na gravação, produzida em 6 de maio passado na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, Machado afirmou que a princípio foi procurado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) para que ajudasse na campanha eleitoral de Gabriel Chalita, hoje no PDT, na época candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo. Segundo o delator, Raupp disse que Temer tinha a intenção de ajudar a campanha de Chalita e precisava falar com Machado.

Machado disse que então procurou Temer, com quem se reuniu na Base Aérea e prometeu ajudar a campanha com R$ 1,5 milhão. Os recursos foram enviados, segundo Machado, pela empreiteira Queiroz Galvão para o diretório nacional do PMDB, em Brasília.