reprodução automática próximo vídeo em 5s

Candidatura de Lula será levada até "últimas consequências", diz Haddad

A uma semana de um julgamento que pode definir o futuro político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad (PT) disse nesta quarta-feira (17) em entrevista ao UOL que a candidatura de Lula deve ser levada até as últimas consequências.

Haddad é o responsável pela coordenação do programa de governo da candidatura de Lula. No dia 24, o ex-presidente será julgado em segunda instância no chamado processo do tríplex, da Operação Lava Jato; se condenado, pode se tornar inelegível ou até mesmo ter sua prisão ordenada.

O ex-prefeito paulistano já chegou a ser citado no noticiário como possível plano B do PT caso Lula não possa concorrer, o que nenhuma liderança do partido reconhece publicamente. Quando perguntado se não é arriscado para o PT não ter uma alternativa se a candidatura de Lula for barrada na Justiça Eleitoral, Haddad afirmou que a estratégia de insistir no nome do ex-presidente é correta.

Acredito que a estratégia correta é levar essa discussão até as últimas consequências. Porque como é que você vai aceitar passivamente? Primeiro, cabe recurso. Não estamos falando de uma sentença transitada em julgado. Estamos falando de uma sentença de segunda instância que cabe recurso, afirmou.