reprodução automática próximo vídeo em 5s

"Essa crise não é para amador", diz Haddad

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad (PT) disse em entrevista ao UOL nesta quarta-feira (17) que a atual situação do Brasil não deixa espaço para amador na política, já que não há margem de erro.

Essa crise não é para amador. (...) Para mim, ganhar ou perder eleição, é do jogo democrático. Mas, dependendo de para quem você perder, é o teu país que está em jogo. Se entrar uma pessoa inexperiente neste momento, uma pessoa que não domine o assunto: o que é o Estado Brasileiro, nós vamos estar numa situação muito difícil. Porque não é trivial o que o Brasil está passando. Nós temos tarefas importantes pela frente.

Segundo Haddad, o diagnóstico não é julgamento de valor sobre um ou outro candidato, mas uma defesa de que a tarefa é para profissional, gente talhada para a função.

Não é possível presidir a República na situação atual sem bagagem. Você não tem gordura para queimar. Você não tem margem de erro. Não existe margem de erro. Você tem que acertar todas para tirar o país dessa situação. Por muito tempo. Então é preciso cautela. Nós não podemos nos aventurar.

Haddad é o responsável pela coordenação do programa de governo da candidatura de Lula. O ex-prefeito paulistano já chegou a ser citado no noticiário como possível plano B do PT caso Lula não possa concorrer, o que nenhuma liderança do partido reconhece publicamente.

No dia 24, o ex-presidente será julgado em segunda instância no chamado processo do tríplex, da Operação Lava Jato; se condenado, pode se tornar inelegível ou até mesmo ter sua prisão ordenada.